segunda-feira, 29 de junho de 2009

6 Meses

Com 6 meses, o bebé começa a controlar o próprio corpo. Esta capacidade tem início da cabeça para baixo, e do centro para fora (dos ombros para os dedos; das ancas para os dedos dos pés), como que o corpo se fosse electrificando e o bebé começasse a tomar consciência das várias partes do seu corpo; começa a fortalecer o pescoço, depois os ombros, e por fim as costas.

A Francisca já senta, apenas com um ligeiro apoio e por vezes sozinha durante uns momentos. A força já está presente, mas o equilíbrio nem sempre.
  • O bebé consegue bater com uma roca e gritar ao mesmo tempo. Em breve, conseguirá simultaneamente ter uma intenção e realizar uma acção.
  • Começa a olhar para as coisas que deixa cair.
  • Participa nas actividades que estão à sua volta.
Brinquedos adequados a esta idade
  • Brinquedos que incentivam a gatinhar
  • Brinquedos de acção/reacção
  • Brinquedos de empilhar
  • Briquedos para empurrar ao gatinhar
  • Bolas com texturas
  • Música e canções

quarta-feira, 24 de junho de 2009

O primeiro São João


Ontem foi a noite de São João. Foi a primeira vez que celebrei no Porto esta noite, e, claro, foi diferente do que me lembrava do São João na Madeira, em que se acendem fogueiras ao cair da noite, canta-se, come-se e bebe-se e depois os mais corajosos, ou os menos conscientes fazem a sua tentativa de saltar a fogueira.

Ao contrário do que esperava, não vi nenhuma fogueira, mas vi muitos balões a subir aos céus, e muito boa disposição na rua. Surpreendentemente vi pessoas de todas as idades, e muitas familias juntas, e não só os mais jovens à procura de mais uma desculpa para uma noite de farra.

Eram muitos os martelos, até eu comprei um, mas para no próximo ano vou preferir o tradicional alho porro....achei muita graça às reacções dos mais desprevenidos, quando lhes era esfregado o alho na cara!!

Até a xiquinha portou-se bem...passeou até às 3 da manhã no seu marsúpio, e alternou umas gargalhadas com uns sonitos!!

Bem, aqui fica um desenho temático para quem quiser imprimir e dar aos mais pequenos para colorir!

Ah, e encontrei isto que achei interessante:

Festas juninas ou Festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João". Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da Europa - Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia -, mas são encontrados também na Irlanda, partes da Grã-Bretanha (especialmente Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outros países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.

Uma lenda católica cristianizando a Festa Junina pagã estival afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

A Laura também quis pintar uma fralda



A prima Laura também quis pintar uma fralda para a Francisca... aqui está o resultado. Ficou muito bonita, prova de que mesmo os mais pequeninos ( a Laura tem 7 anos) têm muitos dotes artisticos!! E acreditem que pintar em tecido não é assim tão fácil...

terça-feira, 23 de junho de 2009

A fralda pintada pela vovó


Esta fralda foi pintada pela vovó antes da xica nascer!!! Ficou muito bonita...

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Dia da Mãe


Este ano decidi fazer uma montagem fotografica para o dia da mãe, ficou muito bonita!!

Decoupage em madeira


Esta moldura foi o meu segundo trabalho em decoupage...foi feita para a Francisca. já tenho outras para fazer....

A minha primeira decoupage


Aqui está o meu primeiro trabalhinho de découpage em vidro...ficou bonito, não ficou?

Dia do pai


Aqui está a moldura que fizemos para o passado dia do pai!!! Também fizemos a montagem da fotografia que está colocada na moldura. O papá gostou muito!!!

terça-feira, 16 de junho de 2009

O convite da Francisca está pronto e decorado ;-)))

Finalmente o convite está terminado, muito bem decorado e muito bonito!!! E já está um pouquinho atrasado, vou entregá-los...

terça-feira, 2 de junho de 2009

Convite Primeira Comunhão da Laura


Lalinha, já sei que gostaste muito do teu convite ;-)) Ainda bem!!!

Convite de baptizado




Depois de muuuuito trabalho, aqui está o convite de baptismo da xiquinha....espero que gostem!!!


Related Posts with Thumbnails