segunda-feira, 13 de julho de 2009

Porto Santo

Mais um dia em Porto Santo, e hoje, para variar, e apesar de um calor imenso, os chuviscos estragaram-nos a praia. Aproveitamos para descansar em vez fazer um bocado de turismo, podiamos ter ido visitar a casa museu de Cristovão Colombo...mas estavamos preguiçosos, talvez amanha!!

De qualquer modo, decidimos ficar mais 2 dias, vamos ver se amanha temos bom tempo novamente...

Porto Santo é o nome de uma ilha, pertencente ao Arquipelago da Madeira, que ocupa uma área de 42,17 km² e aonde vivem 4 474 habitantes (2001).

A origem do seu nome não é consensual para os estudiosos que se ocupam desta matéria. A este respeito existem duas teorias que, embora diferentes, pouco divergem no que respeita às circunstâncias subjacentes à atribuição do topónimo " Porto Santo": a primeira de carácter mais lendário, enquanto que a segunda se sustenta em registos históricos.Segundo a primeira, baseada na versão popular e que remonta a 1418, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, aquando da sua chegada à ilha, ter-lhe-iam dado o nome por gratidão, visto que esta lhes teria oferecido refúgio no decurso de uma terrível tempestade. Já a segunda versão, historicamente argumentada, aponta para a Baixa Idade Média, segundo a qual, uma embarcação teria encontrado porto seguro nesta ilha, depois de uma violenta tormenta. Quer isto dizer que, antes dos portugueses terem iniciado o seu povoamento, em 1418, já esta pequena ilha era denominada de Porto Santo. Tal facto, entre outros documentos de valor histórico, é constatado no chamado Atlas Medicis de cerca de 1370. Em suma, ambas as teses convergem relativamente ao acontecimento que deu origem ao nome "Porto Santo", distinguindo-se, todavia, na data e origem dos navegantes que encontraram nesta ilha um porto de salvação.

Apesar de estar localizado muito perto da ilha da Madeira, as semelhanças são poucas: o seu solo é completamente arenoso e muito pobre em nutrientes, a pluviosidade é baixíssima, é extremamente plana; tem belas praias de areia (a mais extensa e principal tem 9 quilómetros de comprimento, apelidada muitas vezes como a melhor praia de Portugal) com grande quantidade de palmeiras.



Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails